Histórico

"Não desprezem esse começo humilde, porque os olhos do Senhor se alegram vendo o trabalho começar" (Zc 4.10). Estas palavras se referem ao recomeço do povo judeu depois do cativeiro babilônico. Tudo havia sido destruído pelos caldeus e eles tiveram que recomeçar das cinzas. Tudo parecia pequeno, mas o povo não devia desprezar o recomeço humilde, porque a bênção do Senhor estava sobre eles.

Em setembro de 2010 Antonio Francisco deixou o pastorado da Igreja Cristã Evangélica Reencontro onde esteve por vinte e um anos e pediu desligamento da ICEB – Igreja Cristã Evangélica do Brasil, depois de vinte e cinco anos como membro do quadro ministerial.

No dia 2 de novembro de 2010, o Pastor Antonio Francisco reuniu-se com algumas pessoas que com ele deixaram a igreja anteriormente citada (cerca de dez pessoas), para dar início à Comunidade do Caminho. Esse encontro aconteceu numa manhã de domingo no parque Mãe Bonifácia em Cuiabá. Depois de um período de cânticos e a leitura de Mateus 13.31-32 seguida de uma breve reflexão onde o pastor informou que ali nascia uma comunidade de seguidores de Jesus formada por todos os interessados em andar no chão desta vida conforme o Evangelho.

A Comunidade do Caminho começou realizando dois encontros semanais: quartas-feiras e domingos, nos lares e na Escola Renascer no Bairro Jardim dos Ipês. A professora Ângela conseguiu aquele espaço através da diretora Maísa. Encerramos o ano realizando o primeiro acampaminho (nome dado aos nossos acampamentos).

O segundo acampamento da comunidade aconteceu entre os dias 6 a 8 de março com o tema: Atos no caminho, com o estudo dos sete primeiros capítulos do livro de Atos dos Apóstolos.

No dia 27 de março de 2011 o local de encontros foi mudado da Escola Renascer no Jardim dos Ipês para o Colégio Agenor Ferreira Leão no setor III do Bairro Tijucal. Naqueles dias o pastor Antonio Francisco juntamente com sua esposa Rosângela e sua filha Abigail iniciaram o discipulado pessoal e familiar.

No dia 23 de junho de 2011 foi realizado o primeiro Casaminho – retiro de casais da Comunidade do Caminho, onde foi estudado o livro “Amor e Respeito” de Emerson Eggerichs, publicado pela Editora Mundo Cristão.

Dia 6 de agosto de 2011 foi realizado o primeiro encontro de casais na casa de Josimar e Rosânia.

O primeiro aniversário da comunidade (02/11/2011) aconteceu com uma programação de cinco dias de atividades. Dia dois de novembro pela manhã no Parque Mãe Bonifácia e a noite com um culto e um jantar na casa do pastor. Dia três, o encontro aconteceu no bairro Pedra 90, na casa de D. Ana com a leitura de Mateus 18.20 e Hebreus 10.24-25. Dia quatro, encontro de oração na casa da Dja, com cânticos, orações, e a leitura de Atos 4.23-31. Dia cinco aniversário do Josimar. Dia seis encerramento das comemorações no Colégio Agenor Ferreira Leão com três batizamos, Flávio, Edinaldo, e Ângelo.

Depois de oito meses, mais precisamente no dia 27 de novembro de 2011, deixaram de acontecer os encontros de domingo no Colégio Agenor Ferreira Leão. Desde então todos os encontros aconteceram nos lares. A última atividade do ano de 2011 foi a realização do terceiro acampaminho na chácara do baiano no bairro liberdade, com os estudos de João 5.1-18 e Isaías 55.1-13.

Comentários